Anarco-comunismo


Anarco-comunismo foi uma vertente do comunismo 
feita por anarquistas.


Num regime comunista-libertário, a propriedade privada e o Estado seriam descartados e a sociedade seria organizada através de federações de trabalhadores que gerenciaram a produção e todas as esferas de decisão por meio da democracia direta. O dinheiro também seria descartado. 

O trabalho de cada pessoa seria especulado pelo seguinte: cada um de acordo com suas capacidades, a cada um de acordo com suas necessidades.



a primeira e unica revolução anarco-comunista foi na Ucraniana durante a Revolução Russa de 1917-1921. o influencia-dor do movimento foi Nestor Makhno.A guerrilha Makhnovista estimulou a realização de congressos campesinos para a tomada de decisões sobre a comunidade, e dividiu as terras dos grandes latifundiários entre os camponeses pobres. Entretanto, o estado constante de guerra civil e as várias invasões por exércitos estrangeiros e/ou de outras facções políticas foram o maior revés imposto ao movimento, desde sua formação em Agosto de 1917 até sua eliminação em Novembro de 1920.