quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Qual melhor revolucionario pra você ou o que você achou mais interessante?Comentem.


Mohandas Karamchand Gandhi(30 de janeiro de 1948)

F
oi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução, depois de Jesus Cristo.
Ler sobre ele: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mahatma_Gandhi







Martin McLuther King , Jr. (Atlanta, 15 de janeiro de 1929 — Memphis, 4 de abril de1968) foi um pastor protestante e ativista político estado-unidense. Tornou-se um dos mais importantes líderes do activismo pelos direitos civis nos Estados Unidos e no mundo, através de uma campanha de não-violência e de amor para com o próximo. Se tornou a pessoa mais jovem a receber o Prémio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato. O seu discurso mais famoso e lembrado é "Eu Tenho Um Sonho"



Nelson Rolihlahla Mandela (Mvezo, 18 de julho de 1918)
é um advogad
o, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento antiapartheid,
como ativista, sabotador e guerrilheiro. Considerado pela maioria das pessoas um guerreiro em luta pela liberdade, era considerado pelo governo sul-africano umterrorista. Passou a infância na região de Thembu, antes de seguir carreira em Direito. Em1990 foi-lhe atribuído o Prêmio Lênin da Paz, que foi recebido em 2002. Na África do Sul também é conhecido como 'Madiba', um título honorário adotado por membros do clã de Mandela.



Ernesto Guevara de la Serna, mais conhecido por Che Guevara ouEl Che por causa do vocativo gaúcho (argentino) che, (Rosário, 14 de junho de 1928 — La Higuera, 9 de outubro de 1967) foi um dos mais famosos revolucionários comunistas da história. Foi considerado pela revista norte-americana Time Magazine uma das cem personalidades mais importantes do século XX.




Malcolm X

(Ativista norte-americano)
19/05/1925, Omaha, Estados Unidos
21/02/1965, Nova Iorque



Mikhail Bakunin ( Premukhimo, 30 de maio de 1814 —Berna, 1 de julho de 1876)Nascido no Império Russo de uma família proprietária de terras de tendência nobre, Mikahil Bakunin passou sua juventude em Moscou estudando filosofia e começou a frequentar os círculos radicais onde foi em grande medida influenciado pelas ideias de Aleksandr Herzen. Deixou a Rússia em 1842.Ele foi um dos principais expoentes do anarquismo em meados do século XIX. ler mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Bakunin

Nenhum comentário:

Postar um comentário