
Mohandas Karamchand Gandhi(30 de janeiro de 1948)
Foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução, depois de Jesus Cristo.

Martin McLuther King , Jr. (Atlanta, 15 de janeiro de 1929 — Memphis, 4 de abril de1968) foi um pastor protestante e ativista político estado-unidense. Tornou-se um dos mais importantes líderes do activismo pelos direitos civis nos Estados Unidos e no mundo, através de uma campanha de não-violência e de amor para com o próximo. Se tornou a pessoa mais jovem a receber o Prémio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato. O seu discurso mais famoso e lembrado é "Eu Tenho Um Sonho"

Nelson Rolihlahla Mandela (Mvezo, 18 de julho de 1918)
é um advogad
o, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento antiapartheid,
como ativista, sabotador e guerrilheiro. Considerado pela maioria das pessoas um guerreiro em luta pela liberdade, era considerado pelo governo sul-africano umterrorista. Passou a infância na região de Thembu, antes de seguir carreira em Direito. Em1990 foi-lhe atribuído o Prêmio Lênin da Paz, que foi recebido em 2002. Na África do Sul também é conhecido como 'Madiba', um título honorário adotado por membros do clã de Mandela.

Ler sobre ele: http://pt.wikipedia.org/wiki/Che_Guevara

Malcolm X
(Ativista norte-americano)
19/05/1925, Omaha, Estados Unidos
21/02/1965, Nova Iorque
Ler mais sobre ele: http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_1184.html
Mikhail Bakunin ( Premukhimo, 30 de maio de 1814 —Berna, 1 de julho de 1876)Nascido no Império Russo de uma família proprietária de terras de tendência nobre, Mikahil Bakunin passou sua juventude em Moscou estudando filosofia e começou a frequentar os círculos radicais onde foi em grande medida influenciado pelas ideias de Aleksandr Herzen. Deixou a Rússia em 1842.Ele foi um dos principais expoentes do anarquismo em meados do século XIX. ler mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Bakunin
Nenhum comentário:
Postar um comentário